Infertilidade


14/08/2013

Investigação das Causas da Infertilidade

Investigação das Causas da Infertilidade


Normalmente, como rotina diagnóstica, é realizada uma pesquisa que tem por objetivo, testar ponto por ponto, o funcionamento do aparelho reprodutivo feminino, assim como, avaliar a função reprodutiva masculina, através da verificação de uma adequada produção de espermatozóides.


A pesquisa deve ser realizada em um período de tempo não muito prolongado (no máximo 3 meses), para evitar um desinteresse ou desânimo por parte do casal, devido a uma demora excessiva no diagnóstico e tratamento.


Na avaliação dos fatores femininos (causas de infertilidade relacionadas ao aparelho reprodutivo feminino), e dos fatores masculinos (causas de infertilidade relacionadas ao aparelho reprodutivo masculino), as principais avaliações e seus respectivos exames a serem realizados são:


Avaliação da Ovulação

Para tal, utilizam-se dosagens hormonais a serem realizadas em dias específicos do ciclo menstrual, determinados pelo seu médico especialista. As principais dosagens são a dos hormônios FSH, LH, Estradiol, Prolactina, TSH e Progesterona. Utilizam-se também exames de ultra-sonografia transvaginal seriada, para avaliar a estrutura dos ovários e para se fazer um adequado acompanhamento e comprovação da normalidade da ovulação.


Avaliação das Trompas

Para a avaliação da permeabilidade tubárica (ver se existe possibilidade de passagem dos espermatozóides através das trompas), se utiliza um exame de RX com contraste. Tal exame é a Histerossalpingografia, indispensável em uma avaliação inicial. Também para avaliação da possibilidade de algum tipo de comprometimento das trompas por algum processo infeccioso, se realiza como rotina a pesquisa para Clamydia (bactéria muito relacionada a infecções nas trompas - principal causa de infertilidade por problemas de trompas em nosso meio).


Avaliação do Útero

Uma adequada avaliação da cavidade uterina é realizada através de uma Histeroscopia Diagnóstica. Tal exame permite uma visualização perfeita do interior do útero, através de um sistema óptico, introduzido através da vagina, até o interior do útero, sem necessidade de nenhum tipo de anestesia. Também a ultra-sonografia transvaginal nos permite avaliar a musculatura do útero e verificar também a presença de alterações externas e internas ao útero, constituindo-se também um dos exames da rotina diagnóstica. Também deve ser avaliada a adequada preparação do endométrio (revestimento interno do útero) para permitir a implantação embrionária. Esta avaliação é feita através de uma biópsia e/ou dosagens hormonais, com o objetivo de se verificar se existe uma adequada preparação do útero para a implantação do embrião.


Avaliação Masculina

É realizada através do espermograma, que é um teste laboratorial utilizado para avaliar a qualidade do sêmen. Devem ser realizados entre 1 e 3 exames, que normalmente são suficientes para um diagnóstico inicial. A amostra a ser analisada é colhida sob masturbação, obedecendo-se o período de abstinência sexual do casal, preferentemente entre 2 e 5 dias.



Nos casos de alterações na análise seminal inicial é recomendável se realizar uma pesquisa adicional para avaliar o grau de DNA fragmentação. Quando existe um grau de fragmentação no DNA dos espermatozóides >20%, pode significar que neste indivíduo, a capacidade reprodutiva natural esteja muito comprometida, pela possibilidade de alterações genéticas nos espermatozóides, interferindo decisivamente na possibilidade futura de sucesso em qualquer tipo de tratamento.

Dr. Vilson Luiz Maciel

 

Investigação das Causas da Infertilidade

 

 

Voltar