Informações Importantes


08/11/2013

Congresso Portugues de Urologia de 2013

Clinica Criar Urologia

Congresso Portugues de Urologia  de 2013

O congresso foi realizado ao sul de Portugal , na região de Algarve , na badalada praia de Vila Moura. Logo na chegada ,  ficamos  impressionados pelo hotel Tivoli Marina , que fica de frente para o mar e ao lado da marina de Vila Moura, com seus lindos e imponentes veleiros. Ao redor da marina podíamos encontrar um grande numero de restaurantes , pubs , decks e até uma loja esportiva CR7 – do Cristiano Ronaldo .
O congresso da Associação Portuguesa não é muito grande na sua organização . Portugal tem apenas 400 urologistas que  estão organizados nos serviços urológicos  distribuídos nos grandes Hospitais como Porto , Coimbra  e Lisboa. Encontrei o Dr Paulo Palma , que foi proferir palestras sobre incontinência urinária e nos confraternizamos com os urologistas organizadores do evento.
Muito científico , Portugal conta com toda a tecnologia mais moderna empregada nos melhores centros da Europa . A cirurgia robótica está presente no hospital de Coimbra mas , como no Brasil, ainda tem um alto custo para ser realizada em larga escala. O hospital e o serviço de cirurgia robótica estão abertos a urologistas que queiram levar seus pacientes para serem operados lá através da robótica. No congresso havia um modelo para treinamento.
Quem sabe se no futuro não poderemos organizar pacotes para conhecer  Portugal e já realizar uma cirurgia robótica ? Com os altos impostos no Brasil , esta opção poderia sair bem mais em conta...

Clinica Criar – buscando sempre o melhor para os seus pacientes
Roberto Meister Bernardi
 

 

Congresso Portugues de Urologia  de 2013 Congresso Portugues de Urologia  de 2013 Congresso Portugues de Urologia  de 2013 Congresso Portugues de Urologia  de 2013

 

 

Voltar