Informações Importantes


18/07/2013

Exame de Próstata

Clinica Criar

Exame de Próstata

O câncer de próstata é uma doença grave que atinge grande parte dos homens ao longo de suas vidas. Na maioria dos casos , a doença  é indolente, ou seja , não vai se manifestar clinicamente e não vai trazer prejuízos para o paciente . Em alguns casos , porém , a doença é agressiva e levará o paciente ao óbito. O grande desafio do urologista é saber indicar , da melhor  forma , os tratamentos disponíveis para evitar o “overtreatment” ( tratamento desnecessário). 
A  Associação Americana de Urologia está propondo um novo guideline para indicar quando o homem deve fazer o exame de próstata , que consiste na dosagem do PSA e no toque retal.
O painel recomenda que : homens que não possuam nenhum fator de risco e nenhuma queixa em relação ao trato urinário, sejam investigados com PSA e toque retal a partir dos 55anos e até os 69 anos. Exames de investigação  fora desta faixa etária devem ser individualizados e baseados no risco de cada um. ( The journal of Urology August 2013).
È comum o paciente jovem, ainda com 35 – 40 anos, querer investigar a sua próstata e ter alguma ansiedade em relação à possibilidade de doença, mas os experts reconhecem que o câncer nesta faixa de idade é uma raridade. Portanto, uma boa conversa com seu urologista poderá orientar a necessidade de investigação.
Clinica Criar – Urologia up to date.
 

 

Exame de Próstata

 

 

Voltar