Informações Importantes


12/04/2012

PUERICULTURA

Os bebês até 3 meses de idade não tem seu sistema imune bem desenvolvido, dessa maneira, se tiverem febre (consideramos febre, temperatura maior ou igual a 37,8oC ) devemos procurar o pediatra, ou um PS, para que o bebê seja avaliado imediatamente, pois a febre pode ser um sinal inicial de infecção e, nessa faixa etária, uma infecção pode ser potencialmente grave.

Os bebês até 3 meses de idade não regulam bem sua temperatura corporal, se estiver muito calor e eles estiverem muito agasalhados, podem ficar "febris", mas conseguiremos saber se isso é febre mesmo, ou se estão muito agasalhados, desagasalhando o bebê! Se ao desagasalharmos, a temperatura cair, é sinal de que não era febre e sim, o que chamamos de hipertermia! Se por outro lado, desagasalharmos o bebê e ele continuar com a temperatura igual ou acima de 37,8oC, se estiver mais "caidinho", ou não estiver mamando bem, esses são sinais que podem indicar infecção, neste caso, vale a orientação anterior: procure seu pediatra imediatamente!    

As crianças maiores estão "autorizadas" a terem uma febre de vez em quando, sem isso indicar uma infecção grave! Se a febre for baixa (menor que 39oC), medique seu filho, porque geralmente no momento da febre eles ficam "caidinhos", se ao ceder a febre (em geral, em aproximadamente 30-40 minutos) eles ficarem bem, estiverem brincando, comendo..., podemos aguardar sem desespero! Às vezes, essa "febrinha" será o sintoma inicial de um resfriado, às vezes, pode indicar uma inflamação, que não exige maior preocupação, como uma erupção dentária, ou até mesmo, um processo infeccioso, que o próprio organismo pode combater sozinho, não deixando resquícios!!!  Nestes casos, podemos ter paciência por até 3 dias, mais que isso, devemos procurar o pediatra. Se, por outro lado, a febre for alta (maior ou igual a 39oC), ou a febre não ceder, ou ao ceder a febre ele continuar "caidinho", leve seu filho imediatamente ao pediatra para ser examinado!

 

PUERICULTURA

 

 

Voltar