Artigos


15/03/2013

Câncer de próstata

Informativo Clinica Criar – UROLOGIA

Dr. Roberto Meister Bernardi

Câncer de próstata

O câncer de próstata é a segunda causa mais comum de morte entre os homens. È uma doença relacionada com a idade- quanto mais idoso maior a chance. Os casos mais perigosos, porém, são aqueles que se manifestam em uma idade mais precoce, em torno dos 50 anos, pois tendem a ser mais agressivos. A chance de desenvolver a doença aumenta se existirem parentes de primeiro grau com o diagnóstico.
Os dois grandes exames para a detecção precoce são: a dosagem do PSA e o toque retal. Se estes exames levantarem a suspeita, deve-se então realizar a biópsia de próstata. Cada lesão é diferente uma da outra, apresentando um comportamento mais ou menos agressivo.
O tratamento  mais indicado, de forma geral é a retirada da próstata – prostatectomia radical. A cirurgia radical da próstata pode apresentar duas seqüelas importantes: a incontinência urinária e a impotência sexual. Após um ano da cirurgia, se o paciente apresentar uma destas seqüelas ele poderá ser submetido á colocação de prótese peniana, para tratamento da impotência, e a colocação algum esfíncter artificial, para a correção da incontinência urinária. Felizmente , as seqüelas estão diminuindo conforme se avança no entendimento e conhecimento das técnicas cirúrgicas modernas.
Converse com o seu urologista, ele é o melhor profissional para a sua orientação.

 

Câncer de próstata

 

 

Voltar