Artigos


14/03/2013

Varicocele

Urologia
Informativo - Clinica Criar

Varicocele

A varicocele é um aumento do calibre das veias que drenam os testículos. Acomete mais o lado esquerdo , mas pode ser bilateral. Causa desconforto , aumento do volume escrotal e pode estar relacionada com a infertilidade.
O tratamento clínico não reduz a varicocele , apenas pode aliviar os sintomas. A cirurgia é indicada quando há infertilidade , varicocele muito grande ou alteração de algum parâmetro no exame seminal (ESPERMOGRAMA).
A dor não é uma indicação imediata , pois muitos pacientes podem operar a varicocele e permanecer com dor testicular de causa variável. Nos homens com varicocele , mas que tiveram filhos e não apresentam sintomas não há a necessidade de tratamento.  O adolescente deverá operar a varicocele se esta causar atrofia testicular detectada no exame físico.
A melhor técnica cirúrgica é a abordagem subinguinal microcirúrgica, que apresenta melhora dos parâmetros seminais, maior taxa de gravidez e menos complicações pós operatórias quando comparada com a cirurgia sem o microscópio.
As principais complicações da cirurgia são a formação de hidrocele ( acúmulo de líquido na bolsa escrotal), recorrência futura, dor testicular e orquite.  Alguns homens referem sensação de formigamento e anestesia no local da incisão ou nas proximidades do campo operatório .
O melhor profissional para avaliação e orientação é o Urologista. Converse com ele e tire todas as suas dúvidas.

Dr. Roberto Meister Bernardi – Urologista Clinica Criar – Criciúma
 

 

Varicocele

 

 

Voltar